Charge adaptada do Laerte. 1ª quadro) "Oferece 7%", imagem da vista de uma luneta apenas com uma água do mar. 2ª quadro) "Melhor 9%", imagem da vista de uma luneta com uma mão saindo d'água. 3ª quadro) "9% sem ser em tudo", imagem da vista de uma luneta com duas mãos saindo d'água. 4ª quadro) "Ops, aumanta pra 10,06%", imagem da vista de uma luneta com uma mão saindo d'água. 6ª quadro) "Caíram", imagem da vista de uma luneta apenas com uma água do mar. 7ª quadro) "Joga pra setembro", vemos que quem estava falando em todos os quadros era um homem (que estava olhando pela luneta). Seu assistente está anotando tudo.

10,06% aprovado: motivo para comemorar?

O Projeto de Lei Complementar sobre o nosso reajuste foi aprovado na tarde de anteontem (15/03) pelos vereadores por unanimidade.

Reajuste pra lá de INSUFICIENTE, pois não cobre nem mesmo a inflação desde o último reajuste (19,10% de março/2019 até fevereiro/2022). Na prática, saímos dessa campanha salarial com REBAIXAMENTO SALARIAL de 9,04% (IPCA).

Não há nenhum motivo para se comemorar, como fez o sindicato-amigo-do-patrão. Perdemos 9,04% dos nossos salários, fomos derrotados por nossa própria imobilização.

Na volta a gente compra

A promessa do governo de continuar as negociações e ver a possibilidade de um novo reajuste em setembro também foi aprovada por unanimidade entre os vereadores.

Continuaremos com as tais negociações e na luta, mas é preciso dizer: É MENTIRA que não era possível reajustar agora os salários dos servidores pelo menos com a inflação. Eles também diziam que não dava para avançar mais quando ofereceram 7% e depois 9%.

Não acompanhar nem mesmo a inflação é um PROJETO POLÍTICO para privilegiar o pagamento das EMPRESAS PRIVADAS. Se em setembro sobrar algum dinheiro arrecadado do suor da população, o governo irá MAIS UMA VEZ querer priorizar a terceirização (como está fazendo agora).

Só o que pode mudar as prioridades do governo é a MOBILIZAÇÃO dos trabalhadores. É um cabo de força. Quanto mais pressionamos, mais conseguimos. Quanto mais afrouxamos, mais dinheiro vai para as OSs (Organizações Sociais).

Parabéns aos que participaram ativamente! Aos que preferiram ficar assistindo: reflita e se incorpore na luta que continuaremos até setembro.

SÓ A LUTA COLETIVA MUDA A VIDA!