Foto de ato com várias mulheres na Praça Mauá

Dia das Mulheres em 2021: ataques dos governos e aumento da violência doméstica

Com a pandemia do Coronavírus os índices de violência doméstica aumentaram em todo o Brasil. A culpa não é do necessário isolamento social, mas sim da falta de políticas públicas. E em meio à crescente violência, o que fez Bolsonaro? Cortou o investimento dos programas de combate a violência doméstica e proteção da vida das mulheres.

Em Santos, além do aumento da violência doméstica, as servidoras e mães de alunos enfrentam ataques que começaram com o ex-prefeito, Paulo Alexandre, e continuam com o atual, Rogério Santos (ambos do PSDB).

Esses políticos estão aproveitando a pandemia para passar a boiada, aumentando a terceirização das cozinhas escolares e terceirizando quase toda a Educação Especial. As cozinheiras, professoras e mães alunos foram obrigadas a promover manifestações e passeatas em plena pandemia.

Além disso, Rogério Santos e Cristina Barletta põem a vida de todos os docentes e funcionários de escola em risco ao obrigar a volta das aulas presenciais no MAIOR PICO DE TODA A PANDEMIA. Já são mais de 20 trabalhadores mortos (maioria de mulheres) em todo o Estado por conta dessa atitude IRRESPONSÁVEL dos governantes.

O negacionismo dos governantes também impacta diretamente na vida e no trabalho das profissionais da Saúde, Assistência Social e demais que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus. Essas trabalhadoras estão exaustas pela enorme demanda que não para de aumentar graças aos governos municipais, estaduais e federal que priorizam o lucro das grandes empresas ao invés da vida dos trabalhadores.

Nesse Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras, nós, servidoras de Santos, continuamos na luta contra todas as formas de violência que nos atinge!