Participe das atividades sobre os 60 anos do golpe empresarial-militar de 1964, do Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça

O Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça convida todas e todos a participar de quatro atividades que serão realizadas no mês de abril em referência aos 60 anos do golpe empresarial-militar de 1964.

Iniciaremos com um ato no dia 1º de abril – data em que se consolida o golpe – em frente ao antigo DOPS de Santos – órgão da repressão que monitorava e torturava importantes nomes ligados à luta sindical e operária na cidade – na esquina da rua Alexandre Herculano com a avenida Conselheiro Nébias, a partir das 19h.

No dia 10 será realizado o Seminário Internacional: Reparação, Memória e Justiça de Transição – os casos da Namíbia, Argentina e Brasil. A atividade será na Universidade Católica de Santos (Av. Conselheiro Nébias, 300, Vila Mathias – Santos). O seminário será das 9h às 12h e das 19h às 22h.

No dia 12 de abril, no auditório do Instituto Federal de Cubatão (Rua Maria Cristina, 50 – Casqueiro), ocorrerá o “Seminário 60 anos do Golpe” com as seguintes atividades durante o dia:
– Manhã (7:30 às 12h)
Projeção do filme “Navio Raul Soares: o navio da agonia” (74 min.)
Apresentação e debate com a professora e jornalista Lídia Maria de Melo (Raul Soares, um navio tatuado em nós);
– Tarde (14h às 18h)
O genocídio das nações indígenas brasileiras – O controle e a repressão aos Waimiri-Atroari nas fronteiras Amazônia/Roraima ontem e hoje. Apresentação e debate com Adriana Gomes Santos (Escola de Aplicação – UFRR).
– Noite (19h às 22h)
Uma história política dos trabalhadores: a luta por reparação e justiça – O caso da Companhia Docas de Santos. Apresentação e debate com Antônio Fernandes Neto (Comissão Nacional da Verdade – GT 13: Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical) e Vivian Mendes (Comissão Estadual da Verdade);

No dia 24 de abril encerraremos as atividades de abril relembrando o dramático dia em que os agentes da repressão atracaram o navio-presídio Raul Soares no Porto de Santos para torturar por meses diversos trabalhadores ligados ao movimento sindical e operário da região. O “Sítio de Consciência Raul Soares Nunca Mais!” será no ponto de embarque das balsas, atrás da Alfândega, no centro de Santos, a partir das 19h.

Divulgue nossas atividades e compareça!

PARA QUE NUNCA SE ESQUEÇA, PARA QUE JAMAIS ACONTEÇA!
Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça