Menos servidores em Santos: mais pressão para os que ficam e mais filas para a população
Ato dia 14/04/2026 (terça-feira) durante a segunda votação do Projeto: 16h na Câmara (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 – Vila Nova)
773 postos de trabalho a menos na Prefeitura de Santos. Esse é o número total de vagas que o prefeito Rogério Santos e seus vereadores estão diminuindo em diversos cargos do serviço público municipal de Santos.
Esse é o conteúdo do Projeto de Lei Complementar 58/2025 enviado pelo prefeito para a Câmara Municipal e que já foi aprovado em primeira votação.
Terão menos vagas os cargos: Acompanhante Terapêutico (-27), Agente Cultural (-11), Agente de Comunicação (-20), Agente de Portaria (-22), Almoxarife (-13), Armador (-13), Auxiliar de Cenografia (-9), Auxiliar de Serviços Gerais (-178), Biomédico (-2), Borracheiro (-4), Calceteiro (-28), Canteiro (-9), Carpinteiro (-58), Cenógrafo (-2), Cozinheiro (-166), Desenhista Projetista (-3), Eletricista (-12), Encanador (-23), Encarregado (-69), Ferreiro (-4), Fiscal Ambiental (-20), Geógrafo (-2), Instrutor de Artes Culturais (-9), Instrutor de Ballet (-2), Instrutor de Educação Musical (-2), Jardineiro (-110), Jornalista (-16), Marceneiro (-14), Marteleteiro (-5), Mecânico (-13), Monitor Ambiental (-6), Motorista (-47), Oficial de Controle Animal (-5), Operador de Máquinas (-35), Operador de Som (-8), Pedreiro (-67), Pintor (-36), Professor de Educação Física (-39), Recepcionista Bilíngue (-22), Serralheiro (-5), Soldador (-4), Técnico Desportivo (-30) e Vidraceiro (-5).
Desses, 10 cargos foram colocados para extinção. Ou seja, o governo não irá mais fazer Concurso Público para esses cargos. São eles: Armador, Auxiliar de Cenografia, Borracheiro, Calceteiro, Canteiro, Cozinheiro, Encarregado, Ferreiro, Jornalista e Operador de Máquinas.
Ao todo, a proposição elimina 1175 e acrescenta outros 402, chegando ao saldo negativo de 773.
Esses 402 que foram acrescentados são de cargos que já precisariam ter aumentado há muito tempo. Porém, o número de vagas reservadas para cada cargo está muito abaixo da real necessidade do município.
Entra governo e sai governo e nunca temos uma quantidade suficiente para que haja condições adequadas de atendimento ao público. Isso sobrecarrega quem fica que acaba adoecendo, sobrecarregando mais ainda os demais e assim por diante.
Para a população, aumentam as filas e esperas, ao mesmo tempo em que cai a qualidade no atendimento.
TODOS AO ATO!
14/04/2026 (terça-feira) 16h na Câmara (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 – Vila Nova).