PODE ACONTECER COM VOCÊ OU COMIGO!

Você, eu, um parente ou um vizinho podemos em algum momento sofrer um grave desequilíbrio mental.

Antes, esse adoecimento acabava em internação num manicômio, um verdadeiro presídio. Em Santos existia o Anchieta, era violência e morte.

Com a Reforma Psiquiátrica, esse horror foi substituido pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), lugares de tratamento, liberdade e cuidado junto às famílias.

⚠️ Mas o passado pode voltar? ⚠️

O abandono e sucateamento pelo poder público, junto com o fantasma da terceirização dos CAPS, é algo que precariza a qualidade dos atendimentos. Quantidade de profissionais, infraestrutura e recursos são insuficientes para a demanda.

E é por isso que convidamos usuários, familiares, trabalhadores de toda a saúde, assistência social, justiça e educação para gritar: MANICÔMIOS NUNCA MAIS!

🗓️ Nos encontramos no dia 18/05 (segunda-feira)
⏰ Às 9h30
📍 Na PRAÇA MAUÁ, em frente à Prefeitura de Santos.

Isolar não é tratar. Acolha, não puna! ✊

Programação completa da Semana da Luta Antimanicomial BS 2026 aqui.

Realização: Frente da Luta Antimanicomial – Baixada Santista

*Imagens do livro Zitti e Buoni, do cartunista Ugo Guarino.

#LutaAntimanicomial #SaudeMental #Santos #CAPS #NadaSobreNosSemNos