Reunião dos servidores incorporados ao RJU com o governo

No dia 06/10, os servidores que viraram estatutários em 1991 fizeram uma reunião com representantes do governo. A luta dos trabalhadores têm trazido resultados, mas ainda não o suficiente.

Antes eram mais de 500 trabalhadores que passariam para o Regime Geral da Previdência quando se aposentassem, agora são 146 e esse número poderia ser ainda menor se não fosse a Reforma da Previdência feita pelo prefeito Rogério Santos no início do seu primeiro mandato.

O governo sinaliza agrupar todos os adicionais que iriam para a aposentadoria pelo IPREV para uma única Vantagem Pessoal (Referência Funcional, Adicional por Tempo de Serviço e Adicional de Titularidade). Essa Vantagem Pessoal seria reajustada anualmente pelo índice de reajuste anual da categoria e contaria para a aposentadoria no INSS. Mas teria o limite do teto do INSS (hoje em R$ 8.157,41) e esses adicionais irão congelar. Ou seja, deixam de ter progressão, como os demais servidores.

Os descontos não serão mais para o IPREV e passam para o INSS. Essa mudança iria ocorrer agora em outubro, mas passou para janeiro. O secretário de Finanças e Gestão se comprometeu a levar o pedido de reunião da categoria com o prefeito diretamente para ele.

Os trabalhadores continuarão na luta!

 

ENTENDA

 

No dia 17/06 do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que os servidores que eram celetistas e passaram sem concurso para o Regime Jurídico Único (RJU) deveriam se aposentar pelo INSS. Com isso, só poderá se aposentar pelo IPREV quem, na data do julgamento, já tivesse adquirido o direito de se aposentar.

DE LÁ PRA CÁ, MUITA LUTA

 

Conscientes de que só conseguiriam minimizar os danos com muita luta, assim que os trabalhadores tomaram conhecimento do ataque começaram a se mobilizar:

* 09/04/2025: Assembleia https://youtu.be/X_r_x6dLjvM

* 14/04/2025: Reunião com o IPREV https://youtu.be/y1TCld6kEWA

* 27/05/2025: Ato pediu reunião com o governo https://youtu.be/rs_46lw6Gkw

* 04/08/2025: Reunião com o governo https://youtu.be/l9bSZiNNGTQ

 

SÓ A LUTA COLETIVA MUDA A VIDA!