Charge: No primeiro plano uma pessoa tenta subir degraus de livros, diplomas e cadernos para chegar em "Cargo público". De fundo está Paulo Alexandre assobiando e fingindo que não vê.

Falta SERVIDOR em todas as áreas! Paulo Alexandre aproveita pandemia para TERCEIRIZAR

Há um enorme buraco no número de servidores em Santos. Isso afeta diretamente todos os serviços prestados à população e sobrecarrega os servidores. Em outubro de 2015 éramos 12.417 servidores, agora somos 11.697.

No dia 21 de janeiro desse ano, o governo publicou uma tabela com todos os cargos que estavam vagos até o dia 31/12/19. São milhares de cargos/postos de trabalho em aberto. E de lá pra cá muitos servidores aposentaram, faleceram, ou exoneraram, saindo da Prefeitura, e não houve quase NENHUMA REPOSIÇÃO.

Ou seja, atualmente temos um altíssimo desfalque de trabalhadores em todos os setores. Foram criados nos últimos anos diversos serviços para atendimento da população e a maioria desses cargos vagos são de profissionais que estariam hoje realizando estes serviços, estando na linha de frente do combate ao COVID-19.

O governo chegou a fazer Concursos Públicos no final do ano passado e começo desse ano. Para muitos destes só falta a fase da HOMOLOGAÇÃO, seguida da nomeação dos concursados. São SETE concursos esperando por HOMOLOGAÇÃO!

Na área do Desenvolvimento Social, os funcionários do cargo de Operador Social, por exemplo, estão em falta em quase todas as unidades. No Seacolhe-CA faltam 6, no Seabrigo-AIF 5, Seacolhe-AIF 2 e Abordagem Social 11. Falta também preencher cargos de Assistentes Sociais e Psicólogos em diversos equipamentos.

Na área da Educação falta preencher no mínimo mais de 60 cargos de Inspetores de Alunos e mais de uma dezena de Secretários Escolares.

Na área da Saúde faltam inúmeros profissionais, como: Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas etc.

A área de Segurança sofre com o número reduzido de Guardas e ainda mais com os inúmeros serviços que ao longo do ano foram sendo agregados a estes servidores, sobrecarregando o trabalho.

Os setores de Fiscalização e Administração também sofrem com essa demora, a exemplo do cargo de Oficial de Administração, que falta em todas as Secretarias em números absurdos.

A Orquestra Sinfônica Municipal, motivo de tanto orgulho para a cidade e cuja destruição foi impedida pela forte mobilização dos músicos e de seu público, ainda aguarda finalização da segunda fase do concurso e consequente homologação.

O sindicato dos servidores já oficiou o governo reivindicando que homologue para o mais breve possível e, em sequência, comece as nomeações dos aprovados para preencher os cargos vagos. Vale lembrar que não há qualquer impedimento legal para que o governo HOMOLOGUE e NOMEIE concursados para cargos vagos, muito menos em áreas essenciais no combate à pandemia.

TERCEIRIZAÇÃO

Paulo Alexandre está se aproveitando do momento delicado para avançar na terceirização. Está contratando entidades privadas, com preços elevadíssimos, para exercerem os mesmos serviços que DEVERIAM ser prestados pelos classificados nesses concursos.

Então o critério não é economicidade. Também não é por conta da famigerada Lei Federal para municípios que aceitaram a verba emergencial para combate ao COVID-19, pois se trata de reposição de quadro e não de despesas novas.

SE VOCÊ É UM CONCURSADO E ESTÁ ESPERANDO A HOMOLOGAÇÃO, SE MOBILIZE!

Você passou em um desses concursos? Se inscreveu no concurso da Câmara que nem teve? Participe da organização desse movimento. Entre em contato com o SINDSERV Santos para entrar nos grupos de WhatsApp com colegas na mesma situação: (13) 9 9179-0838, [email protected], facebook.com/SindservSantos ou instagram.com/sindservsantos.

SÓ A LUTA COLETIVA MUDA A VIDA!!!