Montagem com: 1) a imagem do secretário de Comunicação Flávio Jordão na rádio; 2) uma charge onde um chefe cobra um trabalhador apontando para um gráfico onde está escrito "metas"; 3) um quadro vermelho escrito "menos bônus, mais salário" e o logo do SINDSERV Santos.

PDR e o não reconhecimento dos servidores da Saúde durante a pandemia

A classificação parcial do PDR (Participação Direta nos Resultados) publicada no dia 30/12 revoltou, com toda razão, diversos servidores da Saúde que tiveram mais um ano de sobrecarga física e mental, riscos de contágio e desvalorização.

No resultado parcial de janeiro até novembro, a Secretaria de Saúde ficou em 14° lugar (a classificação final, com o mês de dezembro, só é publicada em fevereiro).

Segundo o secretário de Comunicação Flávio Jordão, o PDR é “uma meritocracia para quem trabalha direito”. Isso mesmo, o cidadão que mantêm carguinho no governo desde o primeiro ano de Paulo Alexandre teve a pachorra de ir na rádio Jovem Pan falar uma asneira dessas. Pois é, servidor, a culpa é sua por não cumprir metas como: nomeação de mais profissionais, ampliar, reformar e construir mais Policlínicas, reformar todo o Complexo Hospitalar da Zona Noroeste etc. Para o Jordão, você que não trabalhou direito.

Todos os servidores são importantes para a população, a maioria foi (e continua sendo) importante para o combate ao Coronavírus, a maioria teve que se expor e quase todos perdemos colegas para o covid-19. Mas não há dúvida de que os trabalhadores da Saúde foram os mais penalizados.

Então, por que o governo não os valoriza no PDR? Pelo mesmo motivo que não reajustou os salários em 2020 e 2021 (a Lei 173 do Bolsonaro não impedia reajuste para Saúde e Segurança), cortou o vale-transporte para apenas 2 conduções diárias, aumentou 2% o desconto da IPREV, fez a Reforma da Previdência Municipal, restringiu o Adicional de Titularidade, aumentou as terceirizações no setor etc. A desvalorização dos servidores não é apenas um equívoco de quem projetou as metas, é um PROJETO de governo!

PDR tem que acabar!

Desde a criação desse programa, em 2014, o SINDSERV Santos foi contra. O motivo é simples: o dinheiro desse bônus sai do mesmo caixa que sai os nossos salários. Ou seja, quanto mais bônus, menos reajuste salarial.

Bonificação essa que você não leva para aposentadoria, não tem garantia de receber no ano seguinte e não recebe proporcional nas férias ou 13°. E muitas vezes ainda sofre o ano todo com assédio moral e pressão por produtividade, da chefia ou até mesmo de colegas.

A verdade é que onde essa filosofia empresarial se instala, “valorizando” o servidor com bônus ao invés de salário, o que deveria ser um benefício torna-se uma prisão e, em muitos casos, vira moeda de troca por apoio político.

Não tem mágica, quer os trabalhadores mais motivados e um serviço público de melhor qualidade? Que tal atender as reivindicações dos trabalhadores na Campanha Salarial? Que tal nomear servidores em número suficiente e dar condições estruturais mínimas para poderem realizar um bom atendimento ao munícipe?!?

Vamos brigar por valorização de verdade: TODOS À ASSEMBLEIA da CAMPANHA SALARIAL 2022

HOJE (20/01/2022, QUINTA-FEIRA), 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, 55, Vila Mathias) todos os servidores têm um compromisso importante: Vamos discutir o resultado da 1ª reunião da Comissão de Negociação Sindical (CNS) e decidir o que fazer.

Mais do que nunca, será fundamental que TODOS os servidores participem dessa campanha salarial. Só assim poderemos recuperar nosso poder de compra defasado em cerca de 20%!