Charge de uma professora em uma sala lotada de alunos onde ela dia: "Muito bem turma! Vou fazer a chamada... se sobrar tempo eu dou aula!"

PROPOSTAS PARA A CARREIRA DE TODOS OS TRABALHADORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO (parte 2)

Veja a proposta 1 aqui.

2 – PROPORÇÃO ALUNO/PROFESSOR E ALUNO/FUNCIONÁRIO

O atual regimento escolar apresenta diretrizes numéricas insuficientes quanto a relação entre trabalhadores da educação/alunos. Portanto, precisa passar com urgência por uma atualização para que incluamos a quantidade necessária de trabalhadores.

No regimento deverá estar contida a obrigatoriedade de que todas as escolas tenham em seu quadro de funcionários uma Equipe Gestora completa com no mínimo 4 integrantes: Diretor, Assistente de Direção, Coordenador Pedagógico e o Orientador Educacional.

Também devemos atualizar os critérios para alocação de equipes duplas, proporcionalidade professor/aluno que deverá prever um número de profissionais suficiente para atender as demandas ordinárias do processo de ensino-aprendizagem, as demandas da educação especial e as ausências diárias de integrantes do quadro docente.

Além disso não há como manter o regimento escolar omisso em relação as necessidades do quadro de funcionários, pois também devem ser estabelecidas diretrizes para a alocação de todos os trabalhadores que atuam nas unidades escolares, conforme o número de alunos e demandas do trabalho.

Assembleias dos trabalhadores da Educação
Venha discutir essa e outras propostas

03/05 (quarta-feira)
MAGISTÉRIO (Professores de Educação Básica I e II, Professores Adjuntos I e II, EDIs e Equipes Técnicas)
Pautas:
– Plano de Cargos, Carreira e Salários;
– Remoção/Fixação de sede;
– Proporcionalidade aluno/trabalhador;
– Infraestrutura das escolas;
– Concurso Públicos.

04/05 (quinta-feira)
FUNCIONÁRIOS (Agentes Administrativos, Agentes de Portaria/Guarda, Auxiliares de Bibliotecários, Auxiliares de Serviços Gerais, Cozinheiros/Merendeiras, Inspetores de Alunos, Mensageiros, Oficiais de Administração, Recepcionistas, Secretários de Unidade Escolar e Técnicos em Biblioteconomia)
Pautas:
– Salários/Reclassificações;
– Remoção/Fixação de sede;
– Proporcionalidade aluno/trabalhador;
– Infraestrutura das escolas;
– Concurso Públicos;
– Redução da carga horária sem redução salarial.

Ambas as assembleias serão às 19h no SINDIPETRO (Av. Conselheiro Nébias, 248 – Vila Mathias).

COMPAREÇA! Sem os trabalhadores presentes, nenhuma reivindicação vai pra frente!