Brasil na última posição em prestígio de professor: Como chegamos aqui?
Em novembro saiu a notícia, o Brasil tinha caído para a última posição na classificação de prestígio dos professores perante a sociedade. Não foi a toa, uma série de ataques contra a Educação foram gestados nos últimos anos e novas ameaças são frequentes para o novo governo Bolsonaro.
Por trás desses ataques feitos pelo governo estão grandes empresas com objetivos nítidos: Rebaixar a qualidade do ensino público para, ou lucrar diretamente com suas escolas particulares, ou indiretamente com o barateamento ainda maior da força de trabalho.
Vejamos alguns desses ataques:
CORTE DE 50% NA VERBA DO PRÉ-SAL QUE IA PRA EDUCAÇÃO
Agora em novembro, os senadores cortaram pela metade uma das fontes de recursos do Fundo Social do Pré-Sal, destinado a investimentos em saúde e educação. A proposta ainda precisa passar pela Câmara.
CONGELAMENTO DE GASTOS
O governo Temer conseguiu congelar os investimentos em saúde e educação, entre outros gastos públicos, nos próximos 20 anos. Isso significa que até 2036 o orçamento dessas áreas terá apenas a correção da inflação. Ou seja, um verdadeiro desmonte da políticas públicas.
Veja como seria bem menor o dinheiro destinado nessas áreas se o congelamento já estivesse em vigor:
AUMENTO DO ENSINO A DISTÂNCIA
A Educação a Distância (EaD) é um dos motes do novo governo. Em um evento no dia 07/08, Bolsonaro disse que a EaD, para crianças a partir de seis anos, ajudaria a “baratear o ensino no Brasil”.
Estudos mostram que não há barateamento dos custos e não precisa ser nenhum especialista para saber que esse modelo não é superior à educação presencial. Introduzir a EaD na Educação brasileira só beneficia os membros da própria equipe do Bolsonaro. Paulos Guedes, por exemplo, é dono da Bozano Investimentos, que investe na Wide e QMágico (ambas plataformas de ensino online). Stavros Xanthopoylos, conselheiro de Bolsonaro e cotado para comandar a pasta, é um dos sócios da Kitutor Desenvolvimento de Tecnologia e diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância.
ESCOLA SEM PARTIDO
A recém-eleita deputada estadual em Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo (PSL), gerou repúdio dos professores ao pedir (logo após a vitória do Bolsonaro) que estudantes catarinenses filmassem os docentes dando aula. Um verdadeira ataque à profissão e à toda Educação. Não demorou nem um dia e os seus ex-alunos publicaram fotos dela própria dando aula com camisa de seu candidato.
Em Santos tivemos uma tentativa de Lei nos moldes “Escola Sem Partido”. A aberração jurídica foi proposta pelo vereador Banha, aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito. Mas, após pressão dos servidores, pais e alunos, a Procuradoria Geral do Estado ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade e a Lei teve seus efeitos suspensos.
BNCC
A Base Nacional Comum Curricular é um projeto do governo federal para todas as escolas brasileiras. Apenas as disciplinas de português e matemática serão obrigatórias, as demais serão condensadas na “área do conhecimento”. As demais disciplinas poderão eventualmente integrar as 1.800 horas de oferta da BNCC com carga horária bastante reduzida.
O RESULTADO
O resultado de todas essas medidas é nítido: O investimento no ensino público diminui drasticamente, as escolas ficam sucateadas, os professores cada vez mais desvalorizados e os alunos com menos condições ainda de concorrer por emprego ou universidade em relação aos alunos da rede particular.
Mesmo sem Lei específica, o movimento “Escola Sem Partido” ganhou força com a vitória do Bolsonaro e os educadores sofrerão ainda mais com perseguições de pais, apenas por passar os conteúdos normais em sala de aula. Onde havia relação de confiança, agora o aluno se torna um vigilante para denunciar o professor, em uma época que já é difícil estabelecer autoridade no ambiente escolar.
Mas os professores não escolheram essa profissão à toa, são guerreiros que já enfrentam inúmeras dificuldades para uma verdadeira educação de qualidade. Continuaremos na lutar pelo ensino PÚBLICO de QUALIDADE que recuse o discurso de ódio!
https://www.youtube.com/watch?v=8MnCLts3GYM