BLOCO EURECA DESFILA EM SÃO VICENTE NA PRÓXIMA QUINTA (13)
O Instituto Camará Calunga de São Vicente, que atua na promoção e defesa dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes, convida os santistas a participarem do desfile do Bloco EURECA – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O evento será na próxima quinta-feira, dia 13/7, data de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente. A concentração será a partir das 9 horas, na Praça Heróis de Trinta e Dois, no Gonzaguinha, e a dispersão na praia do Itararé, próximo à Ilha Porchat, onde será realizada uma tarde de práticas esportivas e culturais.
O tema deste ano é “Eureca contra o genicíodio das várias infâncias: posso contar com você?”
Conheça o samba enredo de 2023:
Vem pra rua outra vez
Pra denunciar
O genocídio das várias infâncias
Será?
Será que com você posso contar?
No jogo da vida
O capitão, é o capital
Tiram os nossos direitos
Sem princípio, sem moral
Máquina de moer gente
Torna a luta desigual
E o bloco EURECA vem pra rua
Pirralhada organizada, neste carnaval
E o bloco EURECA vem pra rua
Pirralhada organizada, neste carnaval
Ciranda, cirandinha, vem pra essa brincadeira
Vem com bloco, vem pra rua
Defender várias bandeiras
Preta, branca, curumim, migrante ou da favela
PCD, LGBT, de mãos dadas no EURECA
São Bernardo, Sapopemba, Grajaú e Litoral
Combatendo genocídio
Num protesto cultural
Combatendo genocídio
Num protesto cultural!
Abaixo segue o histórico do bloco e um resumo da importância do trabalho:
O Bloco EURECA – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente é fruto da mobilização de crianças, adolescentes e jovens. Quando a infância e a adolescência eram regidas pelo Código de Menores, muita luta foi necessária para acabar com essa lei que prendia e muitas vezes levava à morte.
Apoiado por movimentos e educadores populares, surgiu o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Esta história é contada no filme de Tânia Quaresma – ”Crianças Abandonadas”, importante registro histórico do nosso país. O MNMMR organizou nas ruas as crianças e adolescentes, até o momento que marca o auge desta luta: a ida de caravanas de ônibus do movimento, de diversas localidades do país, para o planalto central exigindo o fim do código de menores, conquistando o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Consagrada esta legislação própria às crianças e adolescentes, agora reconhecidas como sujeitos de direitos, um desafio cotidiano prevalece até hoje: como garantir estes direitos?
Como popularizar quais são estes direitos? Como construir no cotidiano estes direitos?
Diante do desafio de construir uma nova cultura, de construir uma nova forma de escutar e dialogar com crianças e adolescentes, o Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR) de São Bernardo do Campo criou, em 1991, o Bloco EURECA, como instrumento de mobilização acerca dos direitos de crianças e adolescentes.
Em São Vicente, essa importante manifestação cultural pela garantia dos direitos da criança e do adolescente é realizada desde 2006.
Mais do que um bloco de carnaval, o EURECA é uma ferramenta de formação e mobilização: o tema é escolhido anualmente, bem como a construção do samba enredo, das alas e de todo o processo formativo que leva ao desfile do Bloco.
Ele acontece em três regiões, contando com uma coordenação articulada em todo o processo: São Bernardo do Campo (PMMR), Sapopemba (CEDECA Sapopemba) e São Vicente (Instituto Camará Calunga). Cada uma destas organizações mobiliza em sua região coletivos e instituições que tenham disposição de sustentar uma escuta ativa e um processo de formação crítica e mobilização de crianças e adolescentes.