
Sem diálogo, Campanha Salarial 2025 é encerrada
Poucos meses antes, durante a campanha eleitoral, Rogério Santos se dizia o prefeito do diálogo. Iria escutar todos os servidores e tentar conciliar todos os problemas do serviço público.
Agora reeleito, vira as costas para quem faz todos os serviços da Prefeitura funcionar. Não dialoga, não negocia, nem escuta.
O governo chamou reunião apenas para anunciar o que iria mandar para a Câmara dos Vereadores.
Os vereadores, por sua vez, receberam o Projeto de Lei em um dia, no dia seguinte já passaram o Projeto por todas as Comissões e no outro dia já fizeram as duas votações (uma em sessão extraordinária e outra em sessão suplementar). Ou seja, quando eles querem, aprovam tudo muito rapidamente.
SINDICATO-AMIGO-DO-PATRÃO
Não usaram o sindicato-amigo-do-patrão dessa vez. Não parecem mais se preocupar em fingir que a contraproposta foi aceita. Perceberam que ninguém mais acreditava.
COMO PODEMOS FORÇAR O GOVERNO A NOS ESCUTAR?
Com ou sem sindicato-amigo-do-patrão no meio, o único caminho para os servidores serem respeitados é a MOBILIZAÇÃO!
Só a união dos servidores em luta obriga, quem quer que esteja na cadeira de prefeito, a escutar e negociar com a categoria. Foi assim em 2013 e 2017, por exemplo. Nesses dois anos, Paulo Alexandre tentou dar ZERO% de reajuste. A categoria se mobilizou e não deixou.
O próprio reajuste deste ano (7% no salário e 10% na cesta e no auxílio-alimentação), embora bem menor do que merecemos, está acima da inflação por conta da capacidade de mobilização que nossa categoria já demonstrou em outras ocasiões.
SÓ A LUTA COLETIVA MUDA A VIDA!