O QUE FAZER COM A RESPOSTA DO GOVERNO PARA OS PEDIDOS DE RECLASSIFICAÇÃO

Nos últimos meses, a resposta do governo tem sido a mesma para todos os cargos que foram reivindicar reclassificação de nível:

Esse ano o governo irá contratar uma empresa que fará um estudo sobre o quadro geral da Prefeitura. O objetivo, segundo eles, é verificar onde existem discrepâncias salariais entre os cargos e em relação a outras cidades. Esse estudo seria em 2025. E só depois o governo analisaria o que fazer, lá pra 2026.

ENROLAÇÃO?

Os servidores começam a se perguntar se essa história é real mesmo ou apenas uma desculpa para ficar enrolando toda a categoria. Por que agora precisa de estudo e nas outras reclassificações não precisou?

REMUNERAÇÃO VARIÁVEL?

Outra preocupação dos trabalhadores é que o tal estudo já venha com proposta de Remuneração Variável ao invés de aumento no salário.

Remuneração Variável são premiações, gratificações etc que ampliam os ganhos imediatos, mas reduzem ano a ano o salário base. Além disso, só funcionam com assédio por cumprimento de metas.

Os governos Paulo Alexandre/Rogério Santos já vêm substituindo salário por Remuneração Variável. Além do PDR, já temos vários segmentos com gratificações por tarefas ou “premiações de produtividade”. Isso é péssimo para o nosso salário, saúde mental e aposentadoria.

SEM PARTICIPAÇÃO DA CATEGORIA?

No dia 27/02, o Secretário Adjunto de Finanças e Gestão afirmou que a categoria não participará da elaboração do escopo de trabalho para contratação da empresa: “Será feito pela administração. Não será feito com o sindicato, não será feito com a categoria”.

Isso é o oposto daquilo que o prefeito Rogério Santos havia se comprometido no dia 17/08/23. Após a categoria se comprometer a participar da elaboração, o prefeito disse: “É o que eu quero!”. Veja aqui:

Afinal, quem foi eleito para governar? Queremos participar de todo o processo, desde o seu início. A categoria já provou que é capaz. Veja abaixo como foi construído nosso PCCV.

TEMOS QUE NOS PREPARAR

Só teremos conquistas de fato se estivermos mobilizados em luta. Só assim poderemos desarmar uma possível bomba de proposta vinda da empresa privada.

E, caso o objetivo do governo seja apenas enrolar, também será somente com luta que faremos o governo se mexer. Por isso:

TODOS À ASSEMBLEIA GERAL dos cargos em luta por RECLASSIFICAÇÃO!
29/04/2025 (terça-feira), 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, 55 – Vila Mathias)