
Parabéns às educadoras que se posicionaram contra a reunião da Seduc em templo religioso
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) convocou uma reunião com diretoras e assistentes de direção das Unidades de Ensino (UMEs) dentro de um templo da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd).
Isso gerou incômodo e indignação entre as educadoras. A reunião ocorreu no dia 26/06 e contou com representantes da Polícia Militar e da Defesa Civil, além da secretária de Educação, Audrey Kleys.
Parte das integrantes das equipes gestoras manifestaram o desconforto. O evento, que visava discutir segurança nas escolas, foi iniciado por uma oração, conduzida por um pastor.
A Seduc tem várias opções de auditórios que podem receber esse tipo de atividade. Além dos espaços da própria Seduc, ainda há o Parque Tecnológico e até mesmo o Teatro Municipal, entre muitos outros.
Religião x Política
A Igreja Universal tem ligação direta com o partido Republicanos, atual partido do prefeito Rogério Santos. O próprio presidente da legenda, o deputado federal Marcos Pereira, é bispo desta denominação religiosa.
No legislativo municipal de Santos temos o bispo Maurício Campos. Ele é ex-presidente da Iurd e atualmente exerce seu primeiro mandato parlamentar como aliado de primeira hora do governo. Ele divide a bancada do Republicanos com Paulo Miyasiro.
A Iurd foi a primeira igreja pentecostal a lançar seus próprios candidatos oficiais – inicialmente em partidos diversos, até o surgimento do Republicanos. A expansão da Igreja Universal não se limitou aos serviços religiosos e à atuação na política: também foi construído um poderoso conglomerado de empresas que atua em diversas frentes – de canal de TV a fábrica de bancos para templos.