CAMPANHA PELO FEMINICÍDIO ZERO NA BAIXADA SANTISTA!
Os casos de violência contra a mulher aumentaram quase 20% na nossa região só no início de 2026. Contra isso, o Coletivo Feminista Maria vai com as Outras e a Livraria Realejo se uniram para transformar a tradicional plataforma instalada em frente à livraria sobre vagas de estacionamento na rua (parklet).
O objetivo é reformar a plataforma a transformando em um “Banco Vermelho”, inaugurando em Santos a iniciativa internacional de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher.
A Campanha do “Banco Vermelho” nasceu na Itália em 2016. Consiste na instalação de bancos pintados de vermelho em locais públicos. Além de servir como memoriais para as vítimas, os bancos vermelhos funcionam para alertar a sociedade sobre a gravidade do assunto e divulgar os canais de denúncia. A cor vermelha simboliza o sangue derramado das que perderam a vida para a violência de gênero. No Brasil, a iniciativa foi adotada nacionalmente através da Lei nº 14.942/2024, que incentiva a presença desses bancos em escolas, praças e terminais de transporte.
A Livraria Realejo fica na Avenida Marechal Deodoro, 2, Gonzaga – Santos/SP. Para ajudar na campanha, entre em contato com a Cidinha das Marias (13) 99761-3779 (WhatsApp).
Pelo fim da violência contra as mulheres. Sentar e refletir, levantar e agir!
Arte: Márcia Okida.