VEJA AS DICAS DE SAÚDE PARA TERCEIRA IDADE
Na juventude temos vitalidade, realizamos muitas coisas principalmente atividades físicas freqüentes, mas ao passar dos anos (que não é a idade cronológica e sim a mental) começamos a ter dificuldades. Estas que vão de um simples incomodo na coluna, a dores articulares e mal estar.
Certamente as dificuldades maiores, são em virtude da falta ou oportunidade de realizar algum esporte ou atividade física durante a infância e adolescência.
A falta de uma atividade física constante ou parcial gera atrofia muscular aliada ao sedentarismo faz com que tenhamos dores, mal estar e, conseqüentemente, a ingestão de diversos medicamentos químicos, pois temos uma Medicina Curativa e não Preventiva, tanto cultural como governamental.
Para isso, como alivio e bem estar podemos efetuar muitos exercícios sem muito custo e com facilidades:
Alongamento: podendo ser efetuado diariamente em casa ou qualquer outro lugar, tão simples como alongar braços e pernas na cama ao acordar e antes de levantar.
Caminhar: começar com 15 minutos e a cada três dias aumentar mais 15 minutos e assim gradativamente até chegar em 1 hora por dia, no mínimo três vezes por semana.
Condicionamento Físico: correr e nadar são atividades que possuem um gasto calórico maior, sempre dependendo do quadro clínico de cada um.
Hidroginástica, Ioga, Pilates e Musculação: sempre monitorado e acompanhado por um Profissional de Educação Física qualificado e dê sua confiança.
Fundamental é realizar uma atividade física que lhe agrade e faça você sentir-se bem. Muitas vezes o que é BOM PARA UM não é BOM PARA O OUTRO.
Carlos Augusto de Carvalho
Professor e Técnico de Natação