Charge: Aposentados, trabalhadores da ativa e jovens olham preocupados

TODOS serão atingidos

Esquece essa história de “direito adquirido”. TODOS serão atingidos pela Reforma da Previdência: Quem já está aposentado, os pensionistas, quem está quase se aposentando, quem falta muito para se aposentar e quem ainda nem entrou no mercado de trabalho.

QUEM JÁ ESTÁ APOSENTADO

Detalhe da charge

Atualmente, os reajustes da aposentadoria pela inflação estão garantidos pela Constituição Federal (maior Lei do Brasil). A Reforma tira a garantia desse reajuste da Constituição. Porque será que estão fazendo isso? Se você for muito ingênuo e achar que eles querem reajustar acima da inflação, saiba que isso já é possível sem fazer alteração alguma.

Outro prejuízo: Atualmente os aposentados/pensionistas que recebem acima do teto do INSS (R$ 5,8 mil) só pagam ao IPREV 12% do que passou desse teto. Com a Reforma o desconto será em cima de todo o dinheiro. E, como o IPREV desde sempre tem um déficit, além do desconto normal será cobrada uma taxa extraordinária dos aposentados, pensionistas e da ativa.

PENSIONISTAS

Detalhe da charge

Hoje, quem recebe pensão, recebe 100% do salário que recebia o ente falecido até o teto do INSS mais 70% do que passar do teto. Isso por toda a vida. Com a Reforma, só vai receber 50%, mais 10% por dependente. Ou seja, só vai receber 100% quem tiver pelo menos 5 dependentes.

A duração também muda, quem teve menos de 2 anos de casamento/união estável com o falecido só recebe por 4 meses. Se o falecido fez menos de 18 contribuições a pensão também só vem por 4 meses. Caso contrário, a duração da pensão vai depender da sua idade.

QUEM ESTÁ QUASE SE APOSENTANDO

Detalhe da charge

As regras da Reforma valerão IMEDIATAMENTE após sua aprovação. E o que o governo chama de “Transição” não é uma verdadeira transição (pois não vai das regras atuais para as novas regras), é apenas uma alternativa possível caso seja menos pior para o trabalhador.

Portanto, é bem provável que você tenha que trabalhar mais alguns anos e sua aposentadoria seja bem menor.

QUEM FALTA MUITO PARA SE APOSENTAR

Detalhe da charge

A mudança mais drástica da Reforma é tirar da Constituição Federal todas as regras da aposentadoria (idade mínima, tempo de contribuição, carência, limites, cálculo, reajuste, duração e acumulação de benefícios etc).

Isso é ruim porque a Constituição não é algo fácil de ser alterada da noite pro dia por qualquer governo. Sem a proteção constitucional, não haverá mais garantia de direito algum nos benefícios da Previdência. Esse mesmo governo já anunciou que pretende publicar várias Leis Complementares que irão piorar ainda mais essas regras.

QUEM AINDA NEM ENTROU NO MERCADO DE TRABALHO

Detalhe da charge

A Reforma como um todo vai criar um verdadeiro ROMBO. Atualmente, o sistema é solidário: os trabalhadores da ativa pagam os aposentados. Com a Reforma, os novos trabalhadores da iniciativa privada serão obrigados a aderir à capitalização (uma espécie de poupança individual). Quem irá bancar as aposentadorias?

Nos Regimes Próprios, como o IPREV, a mesma coisa. O governo vai obrigar a capitalizar todas as aposentadorias acima do teto do INSS. Vai criar mais um rombo no IPREV.

A ideia do governo é exatamente essa: quebrar a nossa Previdência para que todos façam Previdência Privada nos bancos.

CORRIGINDO: Nem todos

Foto com Bolsonaro Maia e Paulo Guedes rindo

A farra dos empresários que devem bilhões pro INSS vai continuar. Os militares também estão de fora. E os atuais políticos, esses mesmos que estão propondo e votarão a Reforma, não terão as aposentadorias alteradas em NADA!

NÃO IMPORTA EM QUEM VOCÊ VOTOU!
LUTE CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

ATO UNIFICADO PELA EDUCAÇÃO e CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA: 15/05 (quarta-feira) às 18h na Estação Cidadania (Av. Ana Costa, 340). Saiba mais aqui.

Calcule quantos anos a mais você terá que trabalhar e quanto a menos você receberá aqui.

Veja as novas regras de cálculo da média salarial aqui.

Veja você mesmo a Reforma da Previdência aqui.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.