SERVIDORES DE SANTOS COMEÇAM A PRODUZIR PROPOSTA DO PLANO DE CARREIRA DA CATEGORIA
Os servidores municipais de Santos reúnem-se amanhã (29/11), quarta (30/11) e quinta (1/12), no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde da Baixada Santista (Sintrasaude), para dar andamento à terceira rodada de discussão e elaboração do Plano de Carreira da categoria.
Depois de passarem por capacitação sobre o assunto, chegou a hora dos servidores se debruçarem sobre a parte técnica, que é a construção propriamente dita do texto do documento.
O processo está sendo feito com base nas contribuições dos servidores em seus locais de trabalho, colhidas pelos cerca de 200 representantes eleitos para "dar forma" à proposta de plano.
Esses representantes tiveram a liberação de ponto nos horários dos encontros autorizada pela Prefeitura e agora estão encarregados de participar ativamente na elaboração de todos os tópicos do documento.
Para facilitar a participação de todos, os encontros diários foram divididos em três horários: das 8 às 12h, das 14 às 18h e das 19 às 22h. Todos acontecem no Sintrasaude (Av. Ana Costa, 70, Vila Mathias).
A construção da minuta a ser encaminhada ao prefeito João Paulo Tavares Papa é coletiva. Trata-se de um modelo de organização democrática para elaboração de plano de carreira inédito entre as categorias ligadas ao serviço público no País.
Será um processo longo, complexo, mas muito rico porque permite o envolvimento direto ou indireto de cada funcionário, desde o auxiliar de serviços gerais até os professores e engenheiros.
A garantia de que o Executivo aguardará o modelo de plano proposto pela categoria antes de remeter qualquer projeto sobre o assunto à Câmara foi uma conquista suada dos trabalhadores.
Em duas ocasiões (uma em 2009 e outra em 2010) houve ameaças concretas de que o projeto de lei calcado apenas na visão do Governo seria aprovado no Legislativo. Nos dois momentos os trabalhadores fizeram diversos atos e manifestações na Câmara e no Gabinete do prefeito Papa para barrar a iniciativa e para conquistar a garantia de que participariam da elaboração da minuta.
PARTICIPE! SE VOCÊ É REPRESENTANTE COMPAREÇA ÀS REUNIÕES! SE NÃO É, PROCURE O REPRESENTANTE DO SEU LOCAL DE TRABALHO E FAÇA SUAS CONTRIBUIÇÕES!