FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE DE SANTOS

FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE DE SANTOS CONTINUAM SEM RESPOSTA SOBRE ERRO NO CÁLCULO NO PAGAMENTO DE PLANTÕES

Os servidores municipais que trabalham na rede de saúde de Santos em plantões de 180 horas continuam sem uma resposta sobre o erro no cálculo do pagamento das horas trabalhadas.

Eles estão desde o meio desse ano sem receber uma parte do que lhes é devido. Ao lado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos – SINDSERV, os trabalhadores foram até a sede da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta quinta-feira (6), para cobrar explicações, mas saíram de lá ainda sem resposta, apenas com uma nova reunião marcada para a próxima quinta-feira (13), às 10h. É necessário o comparecimento de todos os funcionários afetados.

Novela

Em 25 de agosto o SINDSERV e os trabalhadores se reuniram com o chefe de Departamento Hospitalar, Marco Sérgio Duarte, para relatar o problema, cobrar a correção dos cálculos e solicitar o ressarcimento das horas já trabalhadas e não pagas.

Como não houve resposta, no dia 15 de setembro o sindicato enviou ofício ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e ao secretário de Saúde, Marcos Calvo, pedindo providências.

A Prefeitura não respondeu.  Os servidores então fizeram um ato na Praça Mauá, no dia 20 de setembro, para denunciar a situação. Outro ato foi realizado na Câmara, no dia 26.

Nesta quinta (6), os servidores voltaram a constatar o descaso da administração. Um grupo de plantonistas foi até a Secretaria de Saúde e não foi recebido. Depois de uma hora e 15 minutos de espera, a assessora Carolina Osawa finalmente foi até o saguão do gabinete do secretário e agendou uma nova reunião para o dia 13 de outubro, às 10 horas.

Cálculo errado

Para a imprensa a SMS afirmou, em nota, que não procede a informação de que não estão sendo pagas horas extras. Ressaltou, ainda, que “As escalas de plantão são elaboradas de acordo com a jornada mensal de horas previstas no contrato de trabalho do servidor. Dessa forma, qualquer  excedente é revertido em hora extra, cujo pagamento está sendo realizado regularmente”.

Em seu discurso a Prefeitura joga um elemento que nada tem a ver com a questão – horas extras- para confundir e criar uma cortina de fumaça no ponto crucial da questão, que é bem simples: os funcionários estão trabalhando algumas horas de graça.

O SINDSERV reitera que todos os funcionários públicos da Secretaria de Saúde que trabalham no regime de 180 horas estão sendo lesados com o novo cálculo dos plantões. No novo cronograma da Prefeitura, os servidores estão trabalhando mais plantões do que é estipulado no contrato de trabalho. Essas horas a mais não estão sendo calculadas como extras e até o momento a SMS não apresentou planilhas demonstrando o contrário.

Portanto, existem mais plantões programados para serem realizados durante o ano do que o correto pela carga horária. Desde o meio do ano os funcionários já fizeram uma média de três plantões a mais do que deveriam e existem outros programados até o fim do ano que excedem a carga horaria de 180 horas.

A nova escala de plantões não foi discutida com os trabalhadores e nem com o sindicato. Os servidores precisam continuar mobilizados até que o problema seja sanado.

TODOS NA REUNIÃO DO DIA 13