Petista contesta indicação na Capep

O principal tema dos debates durante a sessão de hoje da Câmara deverá ser a indicação do presidente do Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest), José Roberto Mota, para a superintendência da Caixa de Pecúlios e Pensões (Capep). Dois requerimentos propostos pela vereadora Suely Morgado (PT) questionam o prefeito João Paulo Tavares Papa e demonstram ‘‘a preocupação’’ da parlamentar com a indicação de Mota.

A nomeação do sindicalista foi publicada no Diário Oficial de Santos no último 19 de julho, por meio da Portaria 069/2007-GP. Mota deve permanecer no cargo até 14 de março do ano que vem.

A vereadora diz que Mota foi dispensado do serviço público para dedicar-se exclusivamente ao Sindest. Ela acredita que, com a nomeação, o sindicalista deveria escolher um dos cargos.

‘‘Eu acho imoral, não é ilegal, ele estar nos dois espaços, porque o sindicalismo tem como princípio básico a luta em defesa do trabalhador. Ele, tendo um cargo de confiança do prefeito, como pode fazer uma luta pelos interesses dos trabalhadores?’’.

Os requerimentos também têm como objetivo questionar o prefeito João Paulo Tavares Papa sobre a nomeação de um sindicalista para a superintendência da Capep. Suely complementa que o Sindest tem cadeira no conselho do órgão justamente para fiscalizar a autarquia.

Mota responde que em atitude ‘‘inédita’’ o prefeito não interferiu na escolha do nome para a superintendência, apenas assinou o ato administrativo. ‘‘O conselho da Capep me escolheu (para o cargo) porque eu tenho assento no conselho’’.

Ele acredita que a nova função não vai atrapalhar os trabalhos do sindicato. ‘‘A Capepresponde pela questão da saúde e não pela parte de direitos dos servidores’’, explica.

Mota complementa que o Sindest trabalha há cinco anos em projetos para a solução de problemas que envolvem a Capep. ‘‘O sindicato está vindo para respaldar o órgão e para poder, junto com a categoria, melhorar o atendimento e dar garantias’’.