Nosso último encontro do ano foi um sucesso. Relembramos as muitas lutas que fizemos e já nos preparamos para as batalhas de 2026. E a próxima batalha já é a Campanha Salarial de 2026, mas a primeira assembleia é agora em 2025: no dia 10/12/2025 (quarta-feira), às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa,…
A primeira assembleia da Campanha Salarial 2026 será realizada no dia 10/12/2025 (quarta-feira), às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, 55, Vila Mathias). Vamos definir coletivamente a nossa pauta de reivindicações. A SUA participação é muito importante. Só com a presença ativa de todos nas atividades da Campanha Salarial conseguiremos conquistar um reajuste…
No dia 24/11, representantes do movimento contra o desmonte do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de Santos foram até o Paço Municipal e entregaram oficialmente as reivindicações ao governo (veja aqui). Também foi pedido uma reunião com o prefeito e a nova secretária de Desenvolvimento Social. Essa reunião já foi agendada para o dia…
A Prefeitura de Santos continua insistindo na quebra de vínculos entre professores e alunos. Os professores que ingressam na rede ficam mais de uma década mudando de escola todo ano. Esta situação dificulta o estabelecimento de vínculos com as comunidades escolares e o planejamento pedagógico, além de manter a relação trabalhista sujeita a alterações repentinas,…
Depois de muita luta, os servidores que viraram estatutários em 1991 finalmente conseguiram conquistar a vitória contra o ataque que estavam sofrendo. Na reunião do Conselho Administrativo do IPREV de hoje (25/11) fomos comunicados, com base em parecer jurídico e estudo atuarial, que os servidores que ingressaram no chamado Regime Jurídico Único – RJU, continuarão…
Convocamos todos os servidores a comparecer à Audiência Pública sobre a famigerada Reforma Administrativa no dia 24/11 (segunda-feira), às 19h, na Câmara de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 – Vila Nova). A atividade será presidida pela vereadora Débora Camilo (PSOL) em unidade com sindicatos da região, e contará com a presença da…
Mais notícias
NÃO PERCA: PALESTRA SOBRE ASSÉDIO MORAL
Será realizada no próximo dia 21, às 19h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santos, uma palestra sobre Assedio Moral no Trabalho e no Serviço Público. A iniciativa visa discutir uma das questões mais recorrentes no mundo do trabalho, marcado hoje pela competição, pela pressão por atingir metas e resultados e muitas vezes pela opressão. O…
Plenária final da conferência da saúde é remarcada para dia 16, às 20 horas, na Unip
Vitória do Controle Social em Santos: a plenária final da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que havia sido cancelada no final de julho do ano passado, após os delegados e o Ministério Público recorrerem à Justiça questionando a forma como foi conduzida, acontecerá no próximo dia 16. Será às 20 horas, na Unip. É importante…
Para governo federal, piso de professores não fere Constituição
Seis dias antes da sanção da lei que instituiu o piso salarial do professor, a AGU (Advocacia-Geral da União) entregou à Presidência da República um parecer em que afirma que a legislação é constitucional. O órgão não fez nenhum reparo aos dispositivos hoje contestados pelos governos estaduais. A única ressalva foi em em relação a…
PS Central de Santos continua em estado lamentável
No último dia 24, a pedido de funcionários e de pacientes, diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos (Sindserv), estiveram no Pronto Socorro Central para averiguar denúncias de diversos problemas causados pela reforma na unidade. As várias situações encontradas comprovaram falta de condições e segurança para o desempenho profissional de funcionários administrativos, médicos,…
Aumento salarial é maior no setor público
Economia mais aquecida e decisões políticas levam salário do funcionalismo a se recuperar mais rápido que o do setor privado Rotatividade nas empresas privadas achata rendimento, o que não ocorre no setor público, por causa da estabilidade no emprego O crescimento da economia, a melhora nas finanças públicas e a decisão política dos governos…
54% das greves desde 2004 foram de servidores
Número total de paralisações teve alta de 4,7% em quatro anos, aponta Dieese. Funcionários públicos foram responsáveis por 82% das horas paradas; reajuste de salários é o principal motivo para os movimentos no país. O número de greves cresceu 4,7% entre 2004, quando o Dieese iniciou estudo sobre as paralisações realizadas no país, e o…
Projeto que reconhece funcionários de escola na LDB é aprovado na Câmara
Falta pouco para que os funcionários de escola sejam finalmente reconhecidos como profissionais da educação do Brasil. No ultimo dia 10 de julho, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, da Câmara dos Deputados concluiu a votação do texto final do projeto de lei nº 6.206/2005, que visa reconhecer os funcionários de escola na Lei…
AGORA, A LUTA É PELA IMPLEMENTAÇÃO DO PISO
Uma vez sancionado o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério, os trabalhadores da educação básica pública no Brasil entram agora em uma nova fase de luta: pela implementação do piso de R$ 950,00 em todo o país a partir do próximo ano. "Estamos entrando agora numa nova etapa. Sabemos que a adoção do novo…
Funcionários dos Correios da região decidem encerrar a greve
Os funcionários dos Correios da Baixada Santista e Vale do Ribeira decidiram encerrar a greve. Em assembléia realizada na manhã desta segunda-feira na Praça Mauá, em Santos, eles aceitaram o acordo firmado no sábado pelo Ministério das Comunicações, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e lideranças sindicais. Com isso, o serviço retornará ao normal…
Pela legitimidade e legalidade do Piso Salarial Nacional, aprovado pelo Congresso Nacional
É com enorme perplexidade e espanto que a CNTE – entidade representativa de cerca de 2,5 milhões de trabalhadores da educação básica pública de todo país – recebe o documento do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), divulgado no dia 14 de julho de 2008, sugerindo às vésperas da sanção presidencial: veto ao Projeto…
Servidores definem ações em protesto contra mau atendimento na Capep
Em assembléia realizada ontem pelo SINDSERV, os servidores aprovaram a realização de uma pauta de ações para chamar a atenção da Prefeitura e da Superintendência da Capep Saúde sobre as precárias condições de atendimento médico que afetam tanto a população, nos hospitais e demais unidades de saúde, quanto os funcionários e seus dependentes, que sofrem…
ASSEMBLÉIA SOBRE A CAPEP NO DIA 16
Diante das crescentes queixas e falta de informação que marcam o atendimento da Capep Saúde, o SINDSERV convocou uma assembléia para o próximo dia 16. Vamos discutir com a categoria diretrizes para exigir a mellhora do atendimento para todos os contribuintes, que mensalmente são descontados de seus salários e merecem muito mais em troca. Queremos:…
Tv do Servidor
Publicações
Boletim APOSENTADOS NA LUTA #7 (julho de 2025)
Baixe aqui.
Boletim APOSENTADOS NA LUTA #6 (maio de 2025)
Baixe aqui.
Sede SINDSERV Santos:
Av. Campos Sales, 106 - Vila Nova - Santos/SP
(13) 3228-7400
Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
